Pneumonia por aspiração

Acontece principalmente com as crianças – lactantes e na fase oral

 

Quem tem criança em casa sabe que todo cuidado é pouco para evitar acidentes. Vale tirar objetos perigosos do caminho, esconder remédios e até mesmo trancar as portas do armário para garantir maior segurança com produtos de limpeza e tudo o que não pode estar ao alcance delas. No entanto, não conseguimos ser super-heroínas e, inevitavelmente, uma hora ou outra algo pode acontecer e servirá de alerta para outras mães.

Recentemente vimos no noticiário casos de crianças que “engasgaram” com pipoca, milho, amendoim e até mesmo uva colocando-os em situações de vida ou morte. Muitas delas já tinham comido o mesmo alimento “mil vezes” antes e o que não era um potencial perigo passou a ser. Além da asfixia parcial ou total, também existe o risco de desenvolver pneumonia por aspiração. Vou explicar melhor.

Saiba o que é pneumonia por aspiração:  
A pneumonia por aspiração é algo que pode acontecer principalmente entre as crianças menores e provoca infecção no pulmão devido a entrada de líquidos e objetos (alimentos, brinquedos, etc.) vindos da boca ou estomago. Por exemplo, ela pode engolir um grão ou alimento que desce “errado” e ao invés de ir para o estômago segue pelas cavidades respiratórias, chegando aos pulmões e promove infecção. Outra situação comum está relacionada ao vômito ou refluxo em bebês, que ao expelir o líquido ou alimento, o mesmo pode retornar para o pulmão pelas narinas.



Faixa etária de risco:
Crianças menores de um ano são potencialmente vítimas de aspiração de objetos/alimentos. Isso acontece, especialmente, porque elas não possuem maturidade suficiente para a mastigação e deglutição dos alimentos e líquidos, assim como não possuem senso de perigo, colocando tudo o que vem na frente na boca.
Na faixa etária acima, até os cinco anos de idade, elas estão descobrindo o mundo e passam a experimentar parte dele pela boca (fase oral), além de também não possuírem maturidade suficiente para saber como funciona o processo digestivo com o mastigar e engolir.  


Sintomas:
Vale o alerta para ocasiões em que não existem sintomas, pois a criança pode aspirar o objeto/alimento e não apresentar tosse e asfixia no mesmo momento. Horas depois e até mesmo alguns dias após o acontecimento pode ter febre alta, dificuldade de respirar, cansaço fácil e até parada respiratória. Tudo pode mudar de acordo com a movimentação do objeto no corpo. Por isso, ao menor sinal de algo diferente, ligue para o médico de confiança ou leve-a ao pronto atendimento (dentro destas especificações) para uma avaliação precisa.


Tratamentos:
Após a avaliação médica, o paciente poderá passar por exames, resultando na administração de antibióticos por determinados períodos. Para casos graves, quando necessário, o médico pode indicar cirurgias para a retirada do que causou a infecção e obstrução respiratória. O que determina a conduta será a avaliação clínica do especialista e, principalmente, as condições de saúde da criança.

Dicas / Recomendações:
Fiquem de olho nas crianças, não ofereçam alimentos que possam ser potencialmente perigosos para elas. Converse com a pediatra sobre quais são os melhores para cada faixa etária. Respeitem o tempo de cada uma e não acelerem as etapas porque já possuem mais de um filho ou por pressão de familiares. Entendam que elas são únicas e precisam de amor e carinho, atenção e cuidados essenciais que vão do preparo dos alimentos até a permissão de deixá-los experimentar o mundo sem neurose ou superproteção. Vale descontrair e manter a seriedade ao mesmo tempo. As mães podem e devem curtir cada fase de seus filhos!



Texto: dra. Fernanda Bombarda – CRM: 95033 – Pneumologia Infantil
Consultório: Av. Nova Cantareira, 291, sala 84 – 8ª andar – Tucuruvi – SP
Facebook: dra.fernanda.bombarda.pneumologia.infantil
Instagram: @drafernandabombarda
11-2631-6679 - drafernandabombardapneumo@gmail.com
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326
contato@jcgcomunicacao.com
11-4113-6820 / 11-98092-6021